Início > Notícias > Sinduscon/Oeste completa 33 anos de história
Site 33 anos

Sinduscon/Oeste completa 33 anos de história

Postado no dia 30 de Setembro de 2020 às 08:47:00

Uma das mais importantes entidades empresariais representativas atualmente atua em 17 municípios na região

No dia 30 de setembro de 1987 era fundado em Chapecó, o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon/Oeste), um grupo que prometia ser uma das mais importantes entidades empresariais representativas da região, completando hoje seus 33 anos, com atuação em 17 municípios do Oeste de Santa Catarina, congregando mais de 80 empresas construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços de mão-de-obra, proporcionando diferenciais de destaque no mercado.

A atuação do Sinduscon/Oeste é em defesa dos interesses do setor, promovendo ações em favor de seus associados, buscando melhorias de resultados do setor da construção civil, promovendo ambiente favorável aos negócios, criando condições para o crescimento empresarial e o desenvolvimento sustentável da região.

Sindicato Compliance

Além de toda prestação de serviços que auxiliem seus associados, o Sinduscon/Oeste desenvolve suas atividades observando restritamente os preceitos legais e orientando associados para o cumprimento da legislação. Para isso, atua de forma disciplinada de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas para o setor.

Recentemente o Sinduscon adotou o programa Sindicato Compliance, um sistema de gestão sindical desenvolvido pela Fiesc que prevê o cumprimento de requisitos legais em todas as ações desenvolvidas pelo sindicato.

Responsabilidade social

Além de todo o trabalho voltado ao desenvolvimento de seus associados e da região, o Sinduscon participa ativamente da sociedade, contribuindo para diversos projetos sociais. Um dos melhores exemplos, é a cessão do imóvel para a Casa de Passagem, disponibilizado gratuitamente para a prefeitura abrigar pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, apoia o projeto Rede Catarina de Proteção à mulher e familiares vítimas de violência doméstica, desenvolvido pela Polícia Militar, e realiza anualmente o Dia Nacional da Construção Social que fornece serviços gratuitos à comunidade.

Outro exemplo é o projeto Sinduscon na Escola, um projeto social inovador no Brasil através do qual com ajuda de profissionais das empresas associadas, são ministradas palestras para conscientizar alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre prevenção de acidentes na construção civil.

Benefícios para o setor

Para os associados e seus colaboradores, a entidade oferece diversos benefícios tais como, convênios com o Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), convênios médicos, odontológicos, cartão de benefícios, capacitação mensal para gestores de RH e Segurança no Trabalho, Assessoria Jurídica, Assessoria em Saúde e Segurança no Trabalho, cooperativa de compras – Coopercon, entre outros.

Representação e parcerias

A entidade representa seus associados em diversos órgãos nacionais, estaduais e municipal, fazendo parte da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) e Conselho Empresarial de Chapecó (CEC).

A entidade também mantém parcerias com instituições de ensino superior na região desenvolvendo pesquisas no setor da construção. Além disso, por meio dos membros da diretoria participa de diversos grupos de trabalho relacionados diretamente com o setor, a exemplo do Conselho da Cidade (Concidade), Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) entre outros.

Palavra do Presidente

O Sinduscon é um sindicato desprovido de interesses individuais onde priva o coletivo, a atenção a seus associados e ao desenvolvimento da sociedade regional na base de sua abrangência. Apesar da crise atual soubemos nos manter atentos aos movimentos a nível local, estadual e federal e orientar nossos associados nos melhores caminhos a seguir. Somos grato aos que nos antecederam e abriram caminho ao edifício que ergueram no conceito e na representatividade da região. Parabéns aos membros da diretoria, aos associados e a todos os que passaram pelo SINDUSCON e deixaram sua contribuição, mas continuemos atentos e colaboradores para que em nenhum momento decaia a atenção e os esforços em prol do bem de todos. Luís Alberto Paludo, Presidente - Gestão 2019/2020

Acesse o vídeo comemorativo aos 33 anos! https://youtu.be/BQuY31WBOu4