Início > Notícias > CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Pano de fundo

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Postado no dia 12 de Fevereiro de 2020 às 14:54:00

A reforma trabalhista de 2017 trouxe a facultatividade do recolhimento da contribuição sindical (antigo imposto sindical), ou seja, a contribuição antes obrigatória, a qual era paga no mês de janeiro de cada ano e de acordo com o capital social da empresa, passou a ser uma liberalidade da empresa.

A contribuição sindical é de fundamental importância para a manutenção da entidade sindical que representa toda a indústria da construção civil de Chapecó e região e que desenvolve projetos de extrema relevância para o setor, a exemplo da escola de formação permanente de RH e Técnicos de Segurança do Trabalho e também todo o pessoal de apoio da entidade sindical que se debruçam para buscar melhorias para o setor, como exemplo a ação coletiva para desobrigar as empresas de incluir o servente na base de cálculo do jovem aprendiz.

Além disso, o Sindicato possui ampla atuação no cenário legislativo de Chapecó e região, a exemplo das manifestações e sugestões no Plano Diretor e Código de Obras do município de Chapecó e também nas pesquisas de mercado que auxiliam o empreendedor da construção civil no dia-a-dia da atividade.

A negociação coletiva, que passou a ter prevalência sobre a legislação com a reforma trabalhista, passa a ser um instrumento de maior valia no atual cenário e é realizada anualmente pelo Sinduscon e traz benefícios para toda a categoria, a exemplo do termo de quitação anual e da comissão de conciliação prévia para resolução de conflitos individuais de trabalho.

O sindicato possui uma responsabilidade com o setor da construção civil, motivo pelo qual tem uma atuação forte e dinâmica em todas as questões de interesse da categoria, o que só é possível de ocorrer se a entidade sindical se manter forte e firme para o embate dos diversos assuntos que permeiam o cenário da construção civil, situação que perpassa pela manutenção financeira da entidade sindical.

Portanto, o pagamento da contribuição sindical reflete diretamente nos serviços prestados pela entidade ao empresário através de benefícios, convênios e ações para melhorar o cenário e a atividade da construção civil.

Contamos com a sua colaboração.

Atenciosamente

Sinduscon Oeste