Início > Notícias > SINDUSCON CHAPECÓ E SITICOM FECHAM NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2019/2020
59465563 2206634666333596 2395892715175804928 n

SINDUSCON CHAPECÓ E SITICOM FECHAM NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2019/2020

Postado no dia 24 de Maio de 2019 às 08:16:00

O papel jurídico dos sindicatos nas negociações coletivas são de suma importância, eles, segundo prevê a Constituição Federal e a CLT, são entidades legítimas para representar os interesses trabalhistas e direitos sociais dos trabalhadores representados. As entidades não apenas trabalham na orientação dos seus direitos ou oferecimento de serviços aos seus associados, mas sobretudo na negociação dos acordos e convenções coletivas, bem como na garantia dos direitos para toda a categoria. Desse modo, é tema fundamental a atuação sindical nas negociações coletivas e seus limites.

Durante o mês de maio ocorreram reuniões para negociações coletivas entre Sinduscon Chapecó e Siticom. As entidades, nesta semana reuniram-se para finalizar as negociações as quais já vinham sendo trabalhadas desde janeiro entre os assessores jurídicos e membros das diretorias das entidades, em que de forma satisfatória, ambos puderam manifestar-se e chegarem ao consenso sobre as cláusulas e índices negociados.

Durante este período, os representantes sindicais projetaram seus argumentos sendo possível chegar a um consenso nas negociações. Quanto ao índice de reajuste salarial o percentual ficou de 6,0% (seis por cento) para os salários normativos e 5,5% (cinco e meio por cento) para os salários acima do normativo.

“A negociação sindical serve para os sindicatos patronal e laboral discutir os parâmetros da convenção coletiva de trabalho e chegar a um consenso. Os percentuais de reajuste salarial negociado este ano posso garantir que foi uma boa porcentagem, considerando que vivemos um momento de instabilidade econômica no país. Precisamos negociar com cautela para atendermos de modo satisfatório nossos associados e representantes”, salienta o presidente do Sinduscon Chapecó, Luis Alberto Paludo. Ainda conforme o presidente, outro aspecto a ser considerado é que apesar da situação do momento, o Sinduscon aposta na retomada do crescimento da economia para melhorar as vendas repassando um percentual de reajuste salarial de quase 10 % acima do INPC do período que fechou em 5,07% em maio/19, tendo uma visão otimista do mercado para o segundo semestre de 2019. O momento de negociações é uma forma importante de contribuir para a excelência organizacional, melhorando as relações internas, aumentado a produtividade e assim fortalecendo os resultados a serem alcançados, conclui o presidente.