Início > Notícias > Curso oferecido pelo SINDUSCON OESTE Contratação de Terceiros tem resultado positivo
Img 2278

Curso oferecido pelo SINDUSCON OESTE Contratação de Terceiros tem resultado positivo

Postado no dia 24 de Maio de 2019 às 16:21:00

      O mercado trabalhista e de contratações está passando por mudanças gradativas ao longo dos anos. Empresas estão contratando trabalhos, cada vez mais qualificados, específicos e por um tempo determinado, conferindo maior liberdade na contratação da mão de obra, a exemplo da terceirização.

     Apesar dessas contratações serem seguras, modernas e dinâmicas nos processos, alguns cuidados são importantes para que as empresas contratantes não tenham dor de cabeça futura.

         Desse modo, pensando em nossos associados, o SINDUSCON Oeste realizou curso de capacitação e orientação intitulado “ASPECTOS TRABALHISTAS E TRIBUTÁRIOS NA CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS” no dia 21/05/2019 nos períodos diurno e vespertino. O curso foi ministrado pela assessora jurídica do SINDUSCON OESTE, a advogada especialista em questões trabalhistas, Jamille Martinazzo e pela Contadora Perita Judicial, Juliana de Assunção Marocco.  

            O curso se torna relevante à medida devido a contratação de terceiros ser muito comum nas empresas da construção civil, pois há pessoas autônomas, prestadores de serviços específicos como pintura, concretagem, elétricos, entre outros. Para que essas contratações não se tornem um problema para empresas, segundo a advogada Jamille Martinazzo, é preciso ficar por dentro das leis e das mudanças nas questões de contratações. “Um contrato atual e bem elaborado é uma forma segura para garantir a qualidade da prestação do serviço. É fundamental que os profissionais responsáveis pela sua elaboração, sejam capacitados e estejam permanentemente atualizados com a legislação, decisões judiciais e práticas atuais.  Desse modo, podem se cercar de todos os cuidados para garantir uma execução perfeita e atenta, desde a contratação até o encerramento”, explica.

         Quando terceiriza suas atividades, uma empresa deve ter cuidado tributário redobrado, visto a quantidade de obrigações que adquire, bem como toda a questão da responsabilidade tributária que assume. “Não se trata apenas de uma questão de aumento de custos, para alguns casos, mas sim do aumento da responsabilidade assumida perante os entes federativos. Para isto a informação, a capacitação e a melhoria continua dos processos internos desde o orçamento, contratação, manutenção das atividades e pagamento são imprescindíveis para se manter seguro e competitivo”, explica a contadora perita judicial,  Juliana de Assunção Marocco.

  Essa foi a proposta do curso, orientar, atualizar e auxiliar os profissionais da área a não terem problema futuros em suas contratações. "A qualificação continuada dos profissionais é essencial para que as empresas possam se adequar às exigências da legislação, bem como às constantes mudanças que acontecem no mercado. Quando falamos no mercado da construção civil, o desafio se torna ainda maior. O curso 'Aspectos tributários e trabalhistas na contratação de terceiros', organizado pelo Sinduscon, contribuiu de forma significativa para nos atualizar sobre um tema que gera muitas controvérsias no ambiente empresarial e proporcionou a retomada da real importância dos detalhes e dos controles na gestão dos contratos de terceiros”, afirma a participante do curso, Eleone Paula Zanotelli

 Segundo Eleone, esse tipo de curso ajuda nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para a qualificação do mercado da construção civil, além de auxiliar na hora de contratar profissionais terceirizados. “Espero que esses cursos tenha uma continuidade e que possa contar com a participação de um número cada vez maior de empresas, tanto aquelas representadas pelo Sinduscon, como aquelas ligadas ao nosso mercado de atuação”, salienta Eleone.

Comentar

0 Comentário(s)