Início > Cursos > Sinduscon promove curso sobre revestimento de fachadas
Papel lapis

Sinduscon promove curso sobre revestimento de fachadas

Postado no dia 11 de Novembro de 2016 às 16:04:00

Inicia nesta quinta-feira (27) e segue até sábado (29) o curso "Revestimento de fachadas – tecnologia e patologia", promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste). O curso abordará aspectos essenciais para prevenção (projeto, execução e manutenção), diagnóstico e correção de manifestações patológicas de revestimentos cerâmicos e pétreos. A capacitação tem 16 horas/aula e será conduzida pelo engenheiro civil e mestre em habitação Renato Freua Sahade. Na quinta-feira (27), o curso ocorre das 17 às 21 horas. Na sexta-feira (28), das 08h30 às 16h30 e, no sábado (29), das 8 às 12 horas.

O treinamento é destinado a engenheiros, arquitetos, administradores, tecnólogos, técnicos, planejadores, gestores de projetos, auditores, fiscais de obras, e outros profissionais e estudantes de qualquer área, interessados na realização de diagnósticos, prevenção e implementação de soluções no campo das não conformidades nos revestimentos.

O curso abordará a origem das manifestações patológicas em revestimentos, conceitos e definições (desempenho, durabilidade, vida útil, alvenaria de vedação, argamassa de revestimento, argamassas colantes, revestimentos cerâmicos), os selantes para juntas de movimentação, os tipos de revestimentos argamassados, cerâmicos e pétreos, as principais manifestações patológicas (infiltrações, fissuras, gretamentos, destacamentos, desplacamentos, manchamentos, empenamento, eflorescências, expansão por umidade), mecanismos de formação, classificação, sistemas de monitoração e sistemas de recuperação, escolha do sistema de recuperação, ensaios de avaliação e desempenho e estudos de casos reais.

Entre os objetivos está apresentar conceitos fundamentais dos revestimentos argamassados cerâmicos e pétreos com o foco direcionado às principais causas das anomalias, prevenção, seu diagnóstico e diretrizes para recuperação; diagnosticar as principais anomalias que afetam os revestimentos em fachadas de edifícios e definir uma linha de conduta para a elaboração dos projetos de recuperação e de um programa de manutenção para evitar futuras manifestações patológicas; conhecer suas propriedades intrínsecas (mecânicas, físicas e químicas) e os critérios e aspectos orientadores da escolha dos materiais para a elaboração dos projetos arquitetônicos. Também conhecer os sistemas construtivos para assentamento e fixação destes materiais, disponíveis no mercado e saber identificá-los quanto ao uso e durabilidade , bem como a importância da manutenção preventiva destes revestimentos para as suas durabilidades (procedimentos de limpeza e manutenção correntes).

INSCRIÇÕES

Para participar, acesse http://www.vetreinamentos.com.br/inscricao-chapeco.doc e baixe a ficha de Inscrição. Preencha e envie para o e-mail educ@educ.eng.br. As condições para a aceitação podem ser consultadas na página do curso:http://www.educ.eng.br/Treinamentos/fachadas-chapeco.pdf.

O investimento para participar é de R$ 690 para associados do Sinduscon/Oeste e R$ 810 à vista para não associados.

O valor inclui material didático que servirá inclusive para consulta pós-curso e o certificado emitido pela Visão Educacional e pelo instrutor do curso.

Informações pelos telefones (49) 3322-5958, (11) 2626 1674, pelo WhatsApp (27) 9-8805 9668, pelo skype educ.eng ou ainda pelo site www.vetreinamentos.com.br.

INSTRUTOR

Renato Freua Sahade é mestre profissional stricto sensu em Habitação: Planejamento e tecnologia pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Pós-graduado em materiais de construção pela Escola Politécnica da USP. Possui diploma de mérito como melhor aluno da turma de formandos das Engenharias e foi premiado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo. Graduado como engenheiro civil pela Universidade Paulista (UNIP). É diretor técnico da ATS Engenharia e Consultoria em Recuperação Predial, consultor nas áreas de patologia das construções com especialização nas áreas de concreto armado, revestimentos argamassados, cerâmicos e pétreos, caixilharia em alumínio e impermeabilizações. Responsável pela elaboração de estudos para recuperação estrutural, recuperação de fachadas e impermeabilizações de mais de 300 edifícios residenciais, comerciais e industriais. Responsável técnico pelo levantamento, diagnóstico e especificações para recuperação e restauração do prédio da estação de metrô perus - zona Noroeste de São Paulo, em agosto de 2000, após acidente entre vagões (junto à CPTM) e pelos projetos de recuperação da marquise do Parque Ibirapuera em São Paulo e do edifício de astrofísica do Parque Ibirapuera. É professor dos cursos de pós-graduação nas cadeiras de Patologia dos Revestimentos Argamassados e Cerâmicos.