Início > Cursos > Curso foca na incorporação de edifícios

Curso foca na incorporação de edifícios

Postado no dia 11 de Novembro de 2016 às 17:20:00

Mais de 35 profissionais participaram do curso "Incorporação de edifícios", que encerrou nesta terça-feira (27) e foi promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste), em Chapecó. O conteúdo foi transmitido pelo engenheiro e professor Jamil Rahme, incorporador por mais de 30 anos, e abordou a incorporação imobiliária completa nas suas 3 áreas (técnica, jurídica e comercial).
    O presidente do Sinduscon/Oeste, Jean Carlo Baldi, ressaltou que o engajamento apresentado pelos profissionais que integraram o curso demonstrou o compromisso e disposição em aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços oferecidos. "O mercado da construção civil e imóveis de Chapecó e região tem como característica empresários e profissionais engajados que buscam qualificação para atender às demandas dos clientes", ressaltou Baldi.
    O treinamento esteve voltado para engenheiros, arquitetos, advogados, consultores imobiliários, incorporadores, construtores, administradores, contadores e outros profissionais que atuam na área de empreendimentos imobiliários. "A maioria dos participantes são engenheiros e arquitetos. Os engenheiros têm perfil dominante voltado para a introdução ao empreendedorismo, enquanto os arquitetos buscam orientação de seus projetos à luz do empreendedorismo já que seus clientes são, em sua maioria, incorporadores", explicou Rahme.
    O instrutor elucidou que, nas aulas, os alunos trouxeram questões específicas e intrínsecas de cada região que são enriquecedoras para os momentos de discussão com base nos exemplos vivenciados. "Todas as dúvidas foram esclarecidas com foco na Lei da Incorporação Imobiliária (Lei 4.591/64)", afirmou.
    Sobre as perspectivas no ramo imobiliário, Rahme vê um futuro promissor. "Vivemos um momento incitante ao empreendedorismo, no qual as empresas que têm informação sobre o tema têm todas as condições para serem bem sucedidas, a mão de obra disponível é satisfatória e os fornecedores de materiais de obra estão facilitando a negociação devido à necessidade imperiosa de movimentar negócios. Como empresários da construção civil, devemos estar atentos e aproveitar estas oportunidades", enfatizou.
    O corretor de imóveis Lahon Lindermann participou do curso para esclarecer e conhecer mais sobre a incorporação imobiliária pura. "A capacitação contribuiu diretamente para meu conhecimento sobre incorporação na parte técnica jurídica e comercial, o que reflete diretamente na minha qualificação e, por consequência, enriquece meu desempenho profissional na empresa onde atuo", assegurou.
    A coordenação local do evento foi da Visão Educacional Treinamentos.

ABORDAGEM
    No que se refere à área técnica, o curso tratou de temas como fração ideal (por área e valor), área sub-rogada, área equivalente, área real privativa principal e acessória, carência, unidade autônoma, vagas de garagem (4 tipos), condomínio horizontal e vertical, comissão de representantes, memorial descritivo, fórmula-mãe da incorporação, coeficiente de rateio de construção total (CRCT) e outros.
    Os aspectos jurídicos incluíram a Lei 4.591/64 (comentada), NBR 12.721, Lei 10.931/04, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei 4.864/65, Lei 12.607/12, Sociedade de Propósito Específico (SPE), Sociedade em Conta de Participação (SCP), alienação fiduciária, arbitragem, condomínio edilício, contrato com proprietário do terreno, contrato com condômino, convenção de condomínio, memorial de incorporação, registro da incorporação, obrigações e direitos do incorporador, assembléia de adquirentes, leilão extrajudicial, prazos de garantia das construções, vício ou defeito redibitório, patrimônio de afetação, regime especial de tributação (RET) e outros.
    Na área comercial, abordou a composição de preços, CUB - Sinduscon, custo unitário de construção (CUC), tabela de venda (randômica), receitas e despesas da incorporação, cálculo do lucro ótimo, venda a preço fechado, venda a preço de custo, aquisição de terreno, sub-rogação (em escambo, em percentual de área e em percentual de VGV), home staging, relação incorporador/arquiteto (otimização de projeto), relação incorporador/construtor (taxa de administração interessada), riscos do anatocismo, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade econômica e financeira (preliminar e definitivo) entre outros.
      O Curso Incorporação se Edifícios já formou mais de 13.000 alunos e também está disponível na versão on-line pelo site www.incorporacaodeedificios.com.br

Mais de 35 profissionais participaram do curso "Incorporação de edifícios".

O curso foi conduzido pelo engenheiro e professor Jamil Rahme.

Curso abordou a fundo as áreas de incorporação imobiliária técnica, jurídica e comercial.

Mais de 35 profissionais participaram do curso "Incorporação de edifícios".